Blog Layout

TOXOPLASMOSE GATO E GRÁVIDAS

Clínica Veterinária de Cascais • 8 de março de 2024

SAIBA TUDO SOBRE ESTA DOENÇA QUE PODE AFETAR AS GRÁVIDAS

Toxoplasmose gato e grávidas

Saiba tudo sobre esta doença que pode afetar as grávidas


A gravidez é um momento especial para todos, onde o casal tem de se adaptar à presença de uma nova vida. Por vezes, os gatos são indicados como um grande desafio que as grávidas têm de enfrentar, mas não é motivo para deixar de ter o seu animal de estimação. A toxoplasmose pode ser uma doença, mas as mulheres grávidas têm de ter especial cuidado com a sua alimentação e com os gatos. Esta doença é causada por um parasita alojado em gatos e pode afetar as mulheres grávidas desenvolvendo efeitos críticos no feto. A maioria das pessoas adquirem imunidade a esta doença de forma muito natural, mas em gestantes poderá ser detetada nas primeiras semanas de gravidez.


Se tem um gato e está grávida ou se está nos planos ter um bebé, ligue e marque uma consulta na Clínica Veterinária de Cascais Dr. Marques Vieira e terá o melhor aconselhamento nesta fase da sua vida junto do seu fiel companheiro.


O que é a toxoplasmose?

Esta patologia é causada através de um parasita que se reproduz em espécies como os gatos, denominado por toxoplasma gondii. Estes ficam infetados quando ingerem roedores, carnes cruas, pássaros ou outros animais que possuem o parasita. Assim, após três a dez dias dessa ingestão, o gato liberta os ovos desse parasita através das suas fezes durante um período de 14 dias. É nesse espaço temporal que essa transmissão poderá acontecer e poderá afetar as grávidas, uma vez que se encontram com um sistema imunitário mais frágil e vulnerável. Essa transmissão do gato para as pessoas é feita através das fezes contaminadas, ou seja, quando existe um contacto direto com as fezes e de seguida com a boca e olhos.


Quais as formas de contágio?

Apesar de se pensar que a toxoplasmose é uma doença transmitida por gatos existem outros fatores de contaminação, tais como:


  • Alimentação: carne mal cozinhada ou crua; beber água canalizada e preparar carne crua e de seguida não lavar as mãos cuidadosamente;
  • De mãe para o feto: a grávida ao contrair toxoplasmose poderá transmitir ao seu feto apesar de não apresentar sintomas. As consequências para o feto são muito graves e pode ainda provocar aborto espontâneo;
  • Contactos com gatos: estes animais são responsáveis pela sua transmissão, pois têm o hábito de ingerir carne crua e de caçar outros animais.


Sintomas da toxoplasmose

Os sintomas desta patologia são muito semelhantes a uma gripe. No entanto, ao contactar com este parasita a imunidade é criada para o resto da vida. Em gestantes o efeito desta doença é quase nulo depois do primeiro contacto. Ainda assim, a mulher grávida poderá apresentar alguns sintomas como:


  • Dores de cabeça;
  • Febre baixa;
  • Gânglios linfáticos inflamados, principalmente na zona do pescoço;
  • Mal-estar.


Como prevenir a toxoplasmose?

Todos os cuidados são necessários à toxoplasmose, principalmente no que diz respeito à higiene. Por isso é aconselhado a tomar algumas medidas como:


  • Deixar outra pessoa responsável pela limpeza da caixa de areia do seu gato. De seguida, essa pessoa deverá lavar bem mãos;
  • A caixa de areia do seu gato deverá ser limpa pelo menos uma vez por dia, evitando assim um risco de contaminação maior;
  • Não alimente o seu gato com carnes mal passadas;
  • Manter o seu gato dentro de casa, evitando que este come carne crua e cace outros animais;
  • Caso toque no seu gato e não sabe por onde ele andou é aconselhado a lavar bem as mãos;
  • Cozinhe muito bem qualquer alimento antes de comer, especialmente carnes.



Cuidados a ter enquanto estiver grávida

Qualquer doença pode ter efeitos graves e o tratamento para grávidas pode ser mais complicado, por isso todo o cuidado é pouco. Os cuidados com higiene devem ser redobrados em toda a casa bem como ao animal e o seu acompanhamento deve ser permanente. Também é muito importante manter as desparasitações e vacinações todas em dia.


Visite a Clínica Veterinária Dr. Marques Vieira em Cascais e informe-se antes de tomar alguma decisão sobre o seu animal, pois não há motivo nenhum para doar ou abandonar o seu animal. Uma boa higiene e controlo é essencial para proteger o seu companheiro e futura família.

Share by: