Blog Layout

PRAGANAS: PERIGO PARA OS ANIMAIS

Clínica Veterinária de Cascais • 8 de março de 2024

SAIBA COMO PODE PROTEGER O SEU ANIMAL DAS PRAGANAS

Praganas: perigo para os animais


Saiba como pode proteger o seu animal das praganas


A chegada da primavera e verão é muito propicia ao crescimento das ervas e outro tipo de vegetação. As praganas são muito perigosas para a saúde e bem-estar dos animais, uma vez que se agarram facilmente ao seu pelo enquanto passeiam. Estas pequenas espigas secas podem perfurar rapidamente a pele do animal e a sua remoção torna-se muito complicada. Os animais mais afetados acabam por ser aqueles que têm o pelo mais longo, mas todos os animais estão sujeitos a esta situação. O seu formato de dardo pode cravar na pele do animal e ao perfurar na pele pode causar feridas e infeções muito sérias. Para além disso, podem também alojar-se no canal auditivo que poderá levar ao risco de rotura do tímpano e outras complicações mais sérias.


É muito importante que em ocorrências como esta o seu médico veterinário esteja sempre por perto. Ligue e marque já a sua consulta na Clínica Veterinária Dr. Marques Vieira em Cascais e terá o melhor acompanhamento.


Onde as praganas se alojam?

Estas pequenas espigas alojam-se rapidamente e em vários locais do corpo do seu cão ou gato. Por norma, encontram-se nas narinas, ouvidos e nas patas nas zonas mais sensíveis do espaço interdigital. Como mencionamos pode também introduzir-se nos ouvidos provocando a perfuração do tímpano e ainda nas narinas, uma vez que os animais recorrem muito ao olfato.


Sinais de atenção que deve ter com as praganas


  • Presença nas patas: o seu animal sentirá um desconforto muito grande ao nível dos dedos, dificuldade em andar podendo também coxear, vermelhidão e dor ao caminhar. É muito importante identificar de imediato o local onde as praganas se encontram e retirá-las o mais rápido possível facilitando a deslocação do animal.


  • Um dos sinais de alerta da presença de praganas do seu animal pode também estar na sua ingestão. Ao ingerir o seu cão ou gato poderá ficar com tosse, vómito e sensação de engasgo.


  • Presença no globo ocular afetando a visão do animal. Este poderá sentir desconforto, esfregar o olho, onde o mesmo poderá estar fechado e a lacrimejar. As praganas nos olhos podem ser um perigo enorme para a saúde do seu animal e se não forem removidas a tempo pode levar à perda de visão.


  • Narinas: com espirros constantes e hemorragia nasal.


Como é realizado o tratamento?

Ao identificar os sinais de alerta que podem indicar a presença de praganas deverá deslocar-se de imediato ao veterinário. Estas situações fazem com que o quadro clínico dos animais seja muito urgente, podendo ocorrer até perigo de vida do seu companheiro. Se não tivermos atentos, a evolução desta situação pode ser iminente e o seu tratamento passará por uma intervenção cirúrgica para a remoção da pragana.


Como prevenir as praganas?

Em primeiro lugar é muito importante evitar que os seus animais caminhem em zona com ervas e vegetação muito densa. Caso esta situação seja impossível de cumprir é essencial depois de cada passeio verificar e escovar bem o pelo do seu animal. Observe bem os seus olhos, interior das orelhas e a zona entre os dedos. Na maior parte das vezes, as praganas não são visíveis do exterior e acabam por partir mas o inchaço é visível. Por isso, deverá também estar muito atento a estes sinais.


Proteger a saúde do seu animal é também proteger a sua saúde! É essencial manter o seu fiel companheiro em locais seguros e sem vegetação seca por perto ou em cada caminhada verificar sempre o estado do pelo, nariz, olhos e patinhas. Se o seu animal estiver com praganas marque uma consulta na Clínica Veterinária Dr. Marques Vieira e terá todos os cuidados para o patudo.

Share by: